quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Pedro Almodóvar


Como estou colocando só os meu preferidos nessas primeiras postagens, está aí o melhor diretor da atualidade.
Seus filmes são extremamente provocantes e realistas, mostram a España após a morte do ditador Francisco Franco que utilizava a censura como arma política. Almodóvar explora um mundo underground abordando assuntos como o erostismo homossexual, a prostitução e assasinatos domésticos (Será que eu posso colocar isso?). Às vezes eu penso: "se juntássemos os travestis de Almodóvar e os palhaços deprimidos de Fellini daría um ótimo roteiro, pois essas duas personagens quase que constantes em seus respectivos filmes têm uma profundiade tamanha que assusta."
O primeiro filme de sucesso do español que foi exportado para o mundo foi "Mulheres à beira de um ataque de Nervos" que traz uma atriz de sucesso presa a um amante vagabundo. Almodóvar não exita em colocar situações quase impossíveis para fazer cenas interessantes e engraçadas, como o filho do cara encontrar a amante do pai e acabar beijando a amiga dela que se envolveu com terroristas e agora tem atitudes suicidas (também pudera, a namorada do cara, o cara aliás é o Antonio Bandeira, parece um travesti, mas eu acho que ela é só feia mesmo).
Outro filme que vale lembrar é "Tudo sobre minha mãe", que é o meu prefirido, não só porque o título é referencia a "All About Eve" mas pela ousadia da história: o filho de uma atriz aposentada é atropelado após tentar pegar um autógrafo de sua atriz de teatro preferida. A mãe acaba indo atrás do pai (que nem sabia da existencia do filho) na Argentina. Lá reencontra uma amiga travesti que se prostitui para viver, depois disso conhece uma noviça (Penélope Cruz) que está grávida de um outro tranvesti que tem Aids, que aliás é o pai do garoto que morreu no começo do filme! Sério, quem pensaria em um roteiro desses???
Outro que eu adorei também foi "Má Educação" que retrata um diretor de cinema que recebe uma visita de um antigo amigo do internato em que estudou quando pequeno. Ao longo do filme vemos partes da vida do menino no internato, onde era abusado pelo padre e era apaixonado por esse cara que virou diretor. Esse garoto apareceu com um roteiro no qual retratava a sua vida no internato e quando era um travesti. Esses filmes do Almodóvar são dificeis até de escrever. Mas enfim, no final o cara acaba descobrindo que o travesti morreu e o cara que apareceu com o roteiro era na verdade o irmão do que tinha morrido.
último filme do Almodóvar, também com a Penélope Cruz, "Volver" foi super aclamado pela crítica rendendo diversos premios para o Español. Esse não tem Travesti mas é tão bom quanto os outros. Conta a história de uma mulher que recebe a visita de sua mãe supostamente morta e se envolve com o assasinato do marido realizado por sua filha.
Ao longo dos filmes, mesmo não assistindo em ordem cronologica, mas sabendo as datas os filmes de Almodóvar vão amadurecendo, as história ficando cada vez mais fortes e as personagens cada vez mais complexas. Não vejo a hora de assistir ao próximo filme dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário